No passado dia 2 de julho, realizou-se uma visita técnica do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e do Município da Figueira da Foz a várias intervenções em curso no concelho, no âmbito do Protocolo assinado entre o Instituto, a CIM Região de Coimbra e o Município.

A visita teve como objetivo promover um contacto direto com a execução no terreno dos projetos apoiados, permitindo aos técnicos do IHRU, acompanhados da Vogal do Conselho Diretivo, Arq.ª Ana Proença, conhecer de perto o avanço das obras, trocar experiências e reforçar a articulação entre os serviços do IHRU e a autarquia.

O projeto visitado, Torres da Figueira, envolve 60 habitações distribuídas por três operações promovidas pelo IHRU, I.P. e desenvolvidas pelo Município da Figueira da Foz, no âmbito da criação de um Parque Público de Habitação a custos acessíveis, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência e União Europeia (NextGeneration). Nesta data, no concelho da Figueira da Foz, estão em fase de obra 148 habitações, num investimento que ascende a cerca de 22,4 milhões de euros, a realizar até meados de 2026.

Estas visitas inserem-se numa lógica de valorização interna, fomentando o envolvimento e o conhecimento técnico dos colaboradores relativamente aos investimentos estratégicos do PRR de promoção direta do IHRU e reforçam o compromisso com a proximidade, a partilha de conhecimento e o acompanhamento rigoroso da execução das operações financiadas.