O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) participou na elaboração do relatório State of Housing in Europe, da Housing Europe, recentemente lançado.

O contributo do IHRU, através do Observatório da Habitação, do Arrendamento e da Reabilitação Urbana (OHARU), consistiu na consolidação e sistematização da informação relativa a Portugal, feita em articulação técnica com as organizações municipais MatosinhosHabit e Gebalis, também integradas na rede da Housing Europe. 

O State of Housing in Europe é a publicação-bandeira da Housing Europe e serve de referência para comparações entre países, identificação de tendências (preço da habitação, pressões sobre o arrendamento, políticas de reabilitação) e recomendações de políticas.

Sobre Portugal

A ficha dedicada a Portugal destaca o reforço da política pública de habitação e o papel central do IHRU na execução de programas nacionais e europeus, nomeadamente através do Plano de Recuperação e Resiliência, que está a financiar um aumento significativo da oferta de habitação pública e acessível. O documento sublinha ainda o investimento em reabilitação urbana, o lançamento do Programa Nacional de Habitação 2022-2026 e a estratégia “Construir Portugal”, que introduz medidas de simplificação administrativa, incentivos fiscais e novos modelos cooperativos e de arrendamento acessível. 

 

Reuniões técnicas dos Working Committees da Housing Europe

No âmbito do lançamento do State of Housing in Europe, o IHRU, representado por Ana Proença, Vogal do CD, e Maria da Graça Igreja, Coordenadora do OHARU, participou ainda de forma ativa nas reuniões técnicas dos Working Committees da Housing Europe. Tratam-se de fóruns especializados que reúnem instituições públicas, cooperativas e organizações sociais de vários países europeus. 

Esta participação reforça a presença técnica de Portugal na rede europeia e promove a integração das políticas nacionais no debate internacional sobre a habitação.