O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), através do Observatório da Habitação, do Arrendamento e da Reabilitação Urbana, participou na elaboração do relatório resultante da sessão “Short-Term Rentals: Measuring Impact and Shaping Policies”, coordenada pelo Observatório da Habitação Metropolitana de Barcelona. A sessão decorreu no âmbito do Festival Internacional de Habitação Social, organizado pela Housing Europe, em junho passado, na cidade de Dublin.

A sessão centrou-se na análise dos efeitos do arrendamento de curta duração no mercado habitacional e nas políticas públicas desenvolvidas para dar resposta a este fenómeno. Desta colaboração resultou uma publicação conjunta, que reúne as principais contribuições e perspetivas partilhadas durante a sessão. 

O relatório contou ainda com a participação do Município de Barcelona, do Instituto de Investigação Socioeconómica do Luxemburgo (LISER), do Departamento de Habitação da Cidade de Amesterdão e da Housing Europe.

A publicação inclui análises de várias cidades europeias, nomeadamente Barcelona, Lisboa, Amesterdão e Luxemburgo, destacando as respetivas abordagens para quantificar os arrendamentos de curta duração, avaliar o seu impacto nos preços da habitação, implementar medidas regulatórias e analisar a sua eficácia.

Este relatório pretende contribuir para o debate europeu sobre o arrendamento de curta duração, oferecendo uma perspetiva comparativa e baseada em evidências sobre os seus impactos e as respostas institucionais que estão a ser desenvolvidas.

A publicação pode ser lida aqui