IHRU marca presença no lançamento do livro «Políticas de Habitação Acessível: no Norte de Portugal e na Europa»

 

Teve lugar na cidade invicta a sessão de apresentação da obra “Políticas de Habitação Acessível no Norte de Portugal e na Europa”, da autoria de Álvaro Santos e Miguel Branco-Teixeira. A cerimónia foi presidida pelo Primeiro-Ministro de Portugal, Luís Montenegro, e contou com a presença do presidente do IHRU, I.P., Benjamim Pereira, entre outros.

Trata-se de uma obra dedicada ao estudo das políticas e do estado da habitação, através da análise das situações vividas em diferentes pontos fulcrais do norte de Portugal e de cidades europeias. Cidades como Amesterdão, Barcelona, Berlim, Helsínquia, Paris e Viena são apresentadas como exemplos de inovação em políticas habitacionais, incluindo modelos como o arrendamento acessível e estratégias de combate à segregação socioeconómica.

No prefácio, Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e Habitação, sublinha a relevância do tema, destacando que “… esta obra é uma estimulante reflexão para qualquer decisor político nesta área. Sobretudo se estiver convicto – como é o meu caso – de que a habitação constitui absoluta prioridade nacional. Um desafio que deve envolver-nos a todos, não apenas governantes, não apenas políticos, mas entidades públicas, empresas privadas e a própria sociedade civil. Atenta aos problemas, bem informada, em busca incessante do bem-comum.”

Já Benjamim Pereira, presidente do IHRU, I.P., referiu que “o IHRU é o executor direto das políticas públicas de habitação definidas pela tutela e está totalmente comprometido com os objetivos do atual governo. Os problemas que enfrentamos na habitação são graves e complexos. São por isso muito bem-vindos todos os contributos que nos ajudem a ultrapassá-los como é o caso desta excelente publicação.”

«Este livro não é apenas uma análise, mas um apelo à ação. A crise habitacional é uma questão de justiça social e de sustentabilidade, e cabe-nos a todos – decisores políticos, empresas e cidadãos – encontrar soluções que garantam habitação digna para todos», afirma Álvaro Santos, um dos autores da publicação.