IHRU participa na 2.ª reunião da Rede de Política Habitacional Europeia (EHPN)

 

Representantes de toda a Europa reuniram-se nos dias 18 e 19 de novembro, em Maastricht, Países Baixos, para o segundo encontro da Rede de Política Habitacional Europeia (EHPN), que teve como foco explorar mais a fundo a área de política habitacional.

A representação de Portugal esteve a cargo do Gabinete da Secretaria de Estado da Habitação e do IHRU, I.P., representados por Lucina Fernandes Carvalho, Adjunta no Gabinete, e Ana Elisa Proença, Vogal do Instituto, respetivamente.

O primeiro dia do encontro contou com uma visita de campo que levou os participantes ao coração de Maastricht para explorar projetos habitacionais inovadores. Destacam-se as visitas aos bairros Mariaberg e Blauwe Loper, que apresentam abordagens dinâmicas para a habitação urbana. Os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar o processo de desenvolvimento desses projetos, explorando aspetos como a sustentabilidade, inclusão social e planos futuros.

No segundo dia e no âmbito da sessão “Política Habitacional Europeia – Um Olhar Mais Atento”, Portugal, juntamente com a Dinamarca e Eslovénia, apresentou os sistemas habitacionais nacionais, com foco em aspetos como a estrutura legal, fontes de financiamento, políticas de arrendamento

 

O que é a Rede de Política Habitacional Europeia (EHPN)?

Em junho de 2024, representantes de 16 países europeus lançaram, em Roterdão, a Rede Europeia de Política de Habitação (EHPN).

Esta iniciativa, liderada e financiada pelo Ministério do Interior holandês e apoiada pelo Instituto Europeu de Administração Pública, foi fundada com o objetivo de abordar as complexas questões habitacionais que atravessam as fronteiras na UE, promover a cooperação transfronteiriça, o trabalho em rede e a partilha de experiências entre os Estados-Membros da UE.

 

Foto: EIPA