A obra de requalificação de 12 habitações no Bairro do Vale de Azenha, em Mirandela, foi concluída após um ano e dois meses de trabalhos. O município apresentou 10 casas aos respetivos moradores, que poderão retornar aos seus lares já no próximo mês de fevereiro, enquanto as restantes duas estarão disponíveis para futura atribuição.

As casas, de tipologia T2 e T3, foram alvo de uma intervenção que permitiu melhorar significativamente as condições de habitabilidade, segurança e eficiência energética dos edifícios, valorizando simultaneamente o espaço urbano envolvente. O município assegurou, durante o período das obras, alojamento alternativo aos moradores e irá também suportar os custos das mudanças. 

Esta intervenção foi financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pela União Europeia (NextGenerationEU) em cerca de 450 mil euros, com o restante valor a ser suportado pelo município, num investimento total de aproximadamente 600 mil euros, no âmbito do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação (1º Direito).