A XII Semana da Reabilitação Urbana do Porto, que se realiza de 5 a 7 de novembro, nas Caves Ferreira, em Gaia, contou com a participação do presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU, I.P.), Benjamim Pereira, na sessão dedicada aos desafios e oportunidades para o setor da construção no contexto da nova promoção de habitação pública.

Benjamim Pereira, presidente do IHRU, I.P., sublinhou que «a cidade, como qualquer organismo vivo, precisa muito de atenção». No seu discurso, apontou a necessidade de todos os agentes – desde o setor público ao privado – trabalharem em conjunto, com destaque para o papel determinante do poder político. «O IHRU é apenas um desses agentes. Somos a entidade pública promotora da política nacional de habitação, tutelada pela Secretaria de Estado e pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação», explicou.

Sob o mote “Instrumentos de Políticas Públicas de Habitação. Balanço da sua implementação”, o presidente do IHRU aproveitou a ocasião para falar sobre os avanços e compromissos das políticas públicas de habitação, uma área central para garantir o direito a uma vida digna a todos os cidadãos. Foram igualmente abordados os instrumentos específicos para responder a várias necessidades habitacionais, para além do comprometimento do Instituto com a reabilitação do património habitacional.

A intervenção decorreu no âmbito da sessão com o tema “Balanço da nova promoção de habitação pública – A oportunidade para a fileira da construção”, que contou igualmente com uma mesa-redonda, na qual participaram Jorge Vultos Sequeira, Presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira; Francisco Rocha Antunes, Fundador e Presidente Executivo da MOME; Ávila e Sousa, Diretor Técnico e Marketing do Grupo Preceram e Nuno Fonseca, Delegado da SANJOSE Constructora.