Prémio
Construção de Promoção Cooperativa
EMPREENDIMENTO DE 40 FOGOS EM GUIFÕES
Matosinhos
PROMOTOR
Cooperativa de Habitação Económica As Sete Bicas, C.R.L.
EXECUÇÃO
F.D.O. - Construções, S.A.
PROJECTO
Urbis, Lda.
Arquiteto Fernando Rocha
Arquiteto Celestino Machado
COMENTÁRIO DO JURI
Este empreendimento é constituído por edifícios multifamiliares e por um edifício de equipamento, Centro de Dia, numa unidade volumétrica de grande complementaridade, de forma robusta e de delicados pormenores. Um desenho integrado de arquitetura urbana fortemente caracterizado por um agradável sentido residencial que explora, designadamente, as situações singulares de embasamento e de remate superior em pisos recuados. Uma situação que é formal, mas também funcional, com ganhos em áreas exteriores privativas, sob a forma de pequenos pátios e terraços. Este conjunto distingue-se, ainda, pela grande qualidade da construção. Finalmente, há que referir que se trata de um programa piloto, inovador neste tipo de promoção, revelando-se de grande alcance social, no sentido de se propiciar uma natural e forte integração, na mesma intervenção e no mesmo volume edificado, de diversas soluções e modelos de habitar.

O complexo habitacional, lar de idosos e estacionamento é um conjunto urbano que teve por base um projecto onde se pretendeu realizar a necessária articulação com o meio onde se insere, definido por um edifício contínuo de modo a garantir um espaço contido e envolvente. A construção compreende um edifício com quatro níveis acima do solo (três r/c), sendo observados os alinhamentos iniciais, com uma ligeira torção nos remates a poente com o loteamento próximo, servindo de tampão à autoestrada a norte. O corpo habitacional compreende a ocupação total de quarenta fogos para habitação social, e uma área correspondente a dois pisos de cave destinados a lugares de estacionamento, definidos abaixo da cota de soleira. O Lar de idosos está definido num corpo com entradas próprias, de modo a constituir-se como um elemento autonomizado.

O empreendimento assenta num conceito com um vasto desempenho ambiental, projectado na atitude que o promotor imprimiu no programa preliminar nos fundamentos de uma construção sustentável e que aparece plasmada no projecto e se concretiza no edifício, nomeadamente na utilização de materiais de longa duração e baixa manutenção em espaços ajardinados, onde é garantida uma boa área de permeabilidade do solo, na recuperação de águas de origem pluvial e aproveitamento solar para a produção de água quente sanitária colectiva e na instalação de equipamentos para redução dos consumos de água e de electricidade. O projecto também garantiu a acessibilidade a todos os seus utentes, principalmente aqueles com limitações de mobilidade, um adequado isolamento horizontal e vertical do ruído, definindo uma boa ventilação permanente dos espaços interiores e a instalação de equipamentos de elevada eficiência, permitindo aos seus utentes e à comunidade local obter um conjunto urbano de qualidade ambiental para um uso humano digno.