INTERVENÇÃO POLIS NA CIDADE DE TORRES VEDRAS - INTERVENÇÃO POLIS NA CIDADE DE TORRES VEDRAS
REQUALIFICAÇÃO URBANA E AMBIENTAL DO CHOUPAL E ERMIDA, MARGENS DO RIO SIZANDRO ENTRE PONTES E PÁTIO ALFAZEMA
As três grandes áreas de intervenção deste projecto de requalificação foram o Choupal e Ermida, as margens do Rio Sizandro e o Pátio Alfazema (actual Praça Dr. Alberto Avelino). A valorização paisagística de toda a área, a ligação criada entre as margens do rio Sizandro através de duas pontes que permitem a circulação pedonal e ciclável, associada à valorização deste troço da linha de água e a reconversão de uma zona urbana degradada foram os pilares desta obra.
Este afigura-se como um parque contemporâneo assente nos fundamentos da sustentabilidade, onde se integram harmoniosamente os edifícios existentes (Ermida e antigo Posto de Turismo) com os novos equipamentos (cafetaria, Atelier do Brinquedo, equipamento infantil e parque de merendas).
A área de intervenção do Parque do Choupal assume-se pela sua importância histórica num local emblemático da memória da cidade.
Pretendeu-se com esta obra devolver o espaço à população, integrar a estrutura verde urbana, valorizar a linha de água, reconverter as margens e permitir o acesso à natureza, procurando dar resposta às actuais exigências sociais.
Com 86750 m2, o novo Parque do Choupal permitiu a aproximação do centro histórico à zona norte da cidade, criando uma nova dinâmica social e promovendo a circulação pedonal.
A requalificação desta área privilegiou o valor paisagístico e ambiental, e beneficiou da frente naturalizada deste troço do Rio Sizandro. Por outro lado, a reabilitação urbana de uma área que se encontrava degradada veio revitalizar e trazer uma nova coerência ao tecido urbano, funcionando como um eixo estruturante de ligação entre a zona norte e o centro histórico da cidade.
O Parque do Choupal promoveu o acesso à natureza e a alteração de hábitos da população, com impacto na redução do índice de sedentariedade e incremento na sociabilidade.