Prémio
Requalificação de Espaço Público
INTERVENÇÃO POLIS NA CIDADE DE TORRES VEDRAS
Parque do Choupal, Torres Vedras
PROMOTOR
Câmara Municipal de Torres Vedras
EXECUÇÃO
Oliveiras S.A.
PROJECTO
Coordenação técnica
Arq.º João Ferreira Nunes e Arq.º Miguel Chalabert
Arquitetura paisagista
PROAP
Estabilidade
PROGITAPE
Electricidade
PROGITAPE

REQUALIFICAÇÃO URBANA E AMBIENTAL DO CHOUPAL E ERMIDA, MARGENS DO RIO SIZANDRO ENTRE PONTES E PÁTIO ALFAZEMA

As três grandes áreas de intervenção deste projecto de requalificação foram o Choupal e Ermida, as margens do Rio Sizandro e o Pátio Alfazema (actual Praça Dr. Alberto Avelino). A valorização paisagística de toda a área, a ligação criada entre as margens do rio Sizandro através de duas pontes que permitem a circulação pedonal e ciclável, associada à valorização deste troço da linha de água e a reconversão de uma zona urbana degradada foram os pilares desta obra.

Este afigura-se como um parque contemporâneo assente nos fundamentos da sustentabilidade, onde se integram harmoniosamente os edifícios existentes (Ermida e antigo Posto de Turismo) com os novos equipamentos (cafetaria, Atelier do Brinquedo, equipamento infantil e parque de merendas).

A área de intervenção do Parque do Choupal assume-se pela sua importância histórica num local emblemático da memória da cidade.

Pretendeu-se com esta obra devolver o espaço à população, integrar a estrutura verde urbana, valorizar a linha de água, reconverter as margens e permitir o acesso à natureza, procurando dar resposta às actuais exigências sociais.

Com 86750 m2, o novo Parque do Choupal permitiu a aproximação do centro histórico à zona norte da cidade, criando uma nova dinâmica social e promovendo a circulação pedonal.
A requalificação desta área privilegiou o valor paisagístico e ambiental, e beneficiou da frente naturalizada deste troço do Rio Sizandro. Por outro lado, a reabilitação urbana de uma área que se encontrava degradada veio revitalizar e trazer uma nova coerência ao tecido urbano, funcionando como um eixo estruturante de ligação entre a zona norte e o centro histórico da cidade.

O Parque do Choupal promoveu o acesso à natureza e a alteração de hábitos da população, com impacto na redução do índice de sedentariedade e incremento na sociabilidade.