Menção honrosa
Reabilitação de Edifício
RESTAURO E RECUPERAÇÃO DA IGREJA E TORRE DOS CLÉRIGOS
São Nicolau e Vitória, Porto
Fachada da Torre dos Clérigos
PROMOTOR
Irmandade dos Clérigos Seculares de Nossa Senhora da Assunção
EXECUÇÃO
Signinum, Gestão do Património Cultural, Lda.
PROJECTO
Arq.º João Carlos dos Santos
COMENTÁRIO DO JURI

O Júri considerou-se sensibilizado "pelo grau de dificuldade da intervenção, perante o confronto entre a necessidade de recuperar um edifício em mau estado de conservação, salvaguardando as características que definiam os valores patrimoniais e culturais, e a necessidade de adaptar um edifício do séc. XVIII, criando condições para ser visitado", por cerca de mil pessoas diariamente.

(comentários extraídos da ata n.º 2)


Em 2013, por ocasião da comemoração dos 250 anos da construção da torre, dá-se início a uma intervenção de restauro e recuperação de todo o conjunto edificado e do património móvel e integrado, que visa não só criar as condições necessárias de acolhimento e receção dos muitos visitantes como também tornar acessível ao público o seu espólio.

Do conjunto de intervenções realizadas destacam-se pela sua importância o restauro dos elementos em talha dourada, em mármore, as pinturas sobre tela ou madeira, as esculturas, os órgãos de tubos, as pinturas de fingimento, entre outras. Também os sistemas construtivos existentes foram preservados e restaurados com recurso a técnicas tradicionais.

Do mesmo modo a estrutura dos pavimentos em madeira foi mantida ou cirurgicamente substituída, de forma a preservar o carácter do conjunto, salvaguardando e preservando a sua memória.

A introdução de um elevador, garante a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida a todos os pisos do imóvel de forma cómoda e rápida.

A intervenção contemplou ainda a instalação de novas infra-estruturas de iluminação ambiente, áudio, telecomunicações, segurança integrada e sistemas de aquecimento e renovação de ar e de gestão de fluxos.

Para suprir as necessidades estruturais e de acessibilidades, fez-se um novo acesso pela Rua da Assunção, que permite aceder à loja e estrutura de acolhimento, tirando partido do carácter pedonal e comercial da rua. Uma vez no interior, o visitante pode ser direcionado para o percurso cultual de entrada livre, ou direcionado para a portaria, no primeiro piso, de onde se poderão fazer dois percursos: o percurso museológico e expositivo, onde está instalado o Museu do Cristo, e o percurso panorâmico, que contempla a torre e os espaços expositivos anexos.

Na torre, a colocação de estrados, guardas metálicas e um leitor de paisagem permitem melhorar as condições de segurança, fruição e contemplação da magnífica vista da cidade do Porto.