Prémio Nuno Teotónio Pereira 2022

Decorreu no dia 30 de janeiro, no Museu da Eletricidade, em Lisboa, a cerimónia de entrega das distinções do Prémio Nuno Teotónio Pereira que contou com a presença da Exma. Sra. Secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues.

Sendo este o prémio mais antigo do setor do imobiliário, em Portugal, o Prémio NTP, que distingue os resultados reveladores do domínio técnico incentivando as boas práticas neste âmbito, reuniu no ano 2022 candidaturas na vertente de Reabilitação Urbana e na vertente de Produção Cientifica.

A presente edição registou 55 candidaturas a concurso, 45 na vertente de Reabilitação Urbana e dez candidaturas na vertente de Trabalhos de Produção Científica.

O Júri, na vertente de Reabilitação Urbana, presidido pelo Arq.º Fernando Almeida, entendeu distinguir 7 candidaturas e atribuir 3 prémios, 1 prémio especial e 3 menções honrosas.

Na vertente de Produção Científica, o Júri, presidido pela Dr.ª Isabel Dias, entendeu distinguir 2 candidaturas, tendo atribuído 2 prémios.

» Regulamento do Prémio NTP 2022


angle-left null Avenida Condestável D. Nuno Álvares Pereira
Prémio
Reabilitação Urbana | Reabilitação de Conjunto Urbano ou Requalificação de Espaço Público
Avenida Condestável D. Nuno Álvares Pereira
Tomar
Avenida Condestavel D Nuno Alvares Pereira
PROMOTOR
Câmara Municipal de Tomar
EXECUÇÃO
Carlos Gil, Lda
PROJECTO
Paulo Tormenta Pinto

A Avenida Condestável Dom Nuno Álvares Pereira é o principal eixo de acesso à cidade de Tomar. Com cerca de 830 metros de extensão, o boulevard está orientado no sentido Sudeste / Noroeste, localizando-se na margem direita do rio Nabão.

A reabilitação desta área da cidade, corresponde a uma obra estratégica do município de Tomar, visando a reconversão de uma área urbana que, durante décadas esteve dominada pelo comércio e indústria automóvel. O projeto veio a transformar a Avenida Condestável Dom Nuno Álvares Pereira que se caracterizava como artéria de rodoviária da rede de estradas nacionais, num corredor verde urbano que se conecta com o centro histórico da cidade.

A intervenção, de grande complexidade técnica e social, incluiu também a reabilitação ambiental da área de intervenção.

A descontaminação de terrenos outrora caracterizados por postos de abastecimento e armazenamento de combustível, corresponde à parte não visível da operação que teve forte impacto no subsolo. Para além da desativação e remoção dos depósitos de diesel e gasolina, foram introduzidas infraestruturas dimensionadas para a separação das águas pluviais e saneamento. O abastecimento de água foi também renovado colmatando-se as perdas na rede, que antes se verificavam.

A valorização ambiental da Avenida baseou-se ainda na redução das emissões de CO2. Nesse sentido, o perfil do corredor viário foi reduzido, os percursos pedonais foram ampliados e uma ciclovia foi traçada na extensão da intervenção.

Foram plantados dois alinhamentos de Betulas celtibérica, num total de 148 exemplares, regularizando os estacionamentos e criando um cenário urbano que reforça a geometria retilínea do boulevard.

A inovação da intervenção pode ser aferida no modo como se revela anónima e inclusiva, criando uma base pública sustentável que potencia as atividades económicas locais e a qualidade residencial. A simplicidade da intervenção promove uma continuidade urbana e ecológica, criando um palco para o desenvolvimento da cidade, suportada no quotidiano dos seus usuários.