Avenida Condestável D. Nuno Álvares Pereira
Decorreu no dia 30 de janeiro, no Museu da Eletricidade, em Lisboa, a cerimónia de entrega das distinções do Prémio Nuno Teotónio Pereira que contou com a presença da Exma. Sra. Secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues.
Sendo este o prémio mais antigo do setor do imobiliário, em Portugal, o Prémio NTP, que distingue os resultados reveladores do domínio técnico incentivando as boas práticas neste âmbito, reuniu no ano 2022 candidaturas na vertente de Reabilitação Urbana e na vertente de Produção Cientifica.
A presente edição registou 55 candidaturas a concurso, 45 na vertente de Reabilitação Urbana e dez candidaturas na vertente de Trabalhos de Produção Científica.
O Júri, na vertente de Reabilitação Urbana, presidido pelo Arq.º Fernando Almeida, entendeu distinguir 7 candidaturas e atribuir 3 prémios, 1 prémio especial e 3 menções honrosas.
Na vertente de Produção Científica, o Júri, presidido pela Dr.ª Isabel Dias, entendeu distinguir 2 candidaturas, tendo atribuído 2 prémios.
» Regulamento do Prémio NTP 2022
![Avenida Condestavel D Nuno Alvares Pereira](/documents/20126/371567/06_07D_RU_Pr_Avenida+Condestavel+D+Nuno+Alvares+Pereira.jpg/53a8dd01-076e-8845-f85b-20242c962fac?t=1675250103481)
A Avenida Condestável Dom Nuno Álvares Pereira é o principal eixo de acesso à cidade de Tomar. Com cerca de 830 metros de extensão, o boulevard está orientado no sentido Sudeste / Noroeste, localizando-se na margem direita do rio Nabão.
A reabilitação desta área da cidade, corresponde a uma obra estratégica do município de Tomar, visando a reconversão de uma área urbana que, durante décadas esteve dominada pelo comércio e indústria automóvel. O projeto veio a transformar a Avenida Condestável Dom Nuno Álvares Pereira que se caracterizava como artéria de rodoviária da rede de estradas nacionais, num corredor verde urbano que se conecta com o centro histórico da cidade.
A intervenção, de grande complexidade técnica e social, incluiu também a reabilitação ambiental da área de intervenção.
A descontaminação de terrenos outrora caracterizados por postos de abastecimento e armazenamento de combustível, corresponde à parte não visível da operação que teve forte impacto no subsolo. Para além da desativação e remoção dos depósitos de diesel e gasolina, foram introduzidas infraestruturas dimensionadas para a separação das águas pluviais e saneamento. O abastecimento de água foi também renovado colmatando-se as perdas na rede, que antes se verificavam.
A valorização ambiental da Avenida baseou-se ainda na redução das emissões de CO2. Nesse sentido, o perfil do corredor viário foi reduzido, os percursos pedonais foram ampliados e uma ciclovia foi traçada na extensão da intervenção.
Foram plantados dois alinhamentos de Betulas celtibérica, num total de 148 exemplares, regularizando os estacionamentos e criando um cenário urbano que reforça a geometria retilínea do boulevard.
A inovação da intervenção pode ser aferida no modo como se revela anónima e inclusiva, criando uma base pública sustentável que potencia as atividades económicas locais e a qualidade residencial. A simplicidade da intervenção promove uma continuidade urbana e ecológica, criando um palco para o desenvolvimento da cidade, suportada no quotidiano dos seus usuários.
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