angle-left null Reabilitação do Lote 70, do Bairro das Amendoeiras, em Lisboa, vai avançar

O IHRU, I.P.  e a Araújo & Brandão Construções, Lda, celebraram hoje o Auto de Consignação da obra, que permitirá dar início às obras de reabilitação do lote 70, do Bairro das Amendoeiras, em Lisboa, no valor total de 1 849 921,72€ (um milhão, oitocentos e quarenta e nove mil, novecentos e vinte e um euros e setenta e dois cêntimos).

Com um prazo de execução estimado de 365 dias, a obra tem como objetivo reabilitar os espaços comuns do edifício e melhorar significativamente a eficiência energética do imóvel.

Esta intervenção representa “um passo importante, a afirmação no terreno de uma prioridade assumida com a aprovação do Plano de Reabilitação do Património do IHRU. Ela é possível, em primeiro lugar, devido ao empenho dos trabalhadores do IHRU, que nunca desistiram de encontrar uma solução para este problema. Mas também devido à estratégia de garantir uma maior proximidade na gestão dos bairros, em articulação e cooperação, neste caso, com a Junta de Freguesia de Marvila e com as associações representativas dos moradores, a quem agradecemos. É um dia feliz para todos”, referiu António Gil Leitão, presidente do Conselho Diretivo do IHRU, I.P.

“Estamos todos muito felizes”, referiu Mafalda Correia, Presidente da Associação de Moradores do Bairro das Amendoeiras, que congratulou a direção do IHRU, IP por este passo dado. “Há tantos anos que este prédio estava no meio dos outros todos arranjados e as pessoas sentiam-se marginalizadas”. 

De referir que esta intervenção se enquadra numa das várias intervenções prioritárias do “Plano de Reabilitação do Património” do IHRU, I.P. que tem como principal objetivo melhorar o bem-estar e o nível de conforto dos moradores dos bairros e simultaneamente beneficiar toda a comunidade envolvente da requalificação do território urbano.

 

Intervenção de reabilitação

O Lote 70, sito na Rua Manuel Teixeira Gomes, no Bairro das Amendoeiras, Chelas, transitou para o património do IHRU, I.P. em junho de 2016, e desde então que se constatou a necessidade de obras de reabilitação das zonas comuns, à semelhança da intervenção efetuada entre 2008 e 2010 pelo IHRU nos Lotes 66, 67 e 68, localizados no mesmo bairro.

A intervenção será efetuada ao seguinte nível: 

a) Reabilitação das fachadas com aumento da inércia térmica através da implementação de reboco térmico exterior;

b) Renovação das coberturas com aplicação de isolamento térmico, criando um sistema de drenagem pluvial;

c) Substituição da fenestração por caixilharia de alumínio de vidro duplo e colocação de estores térmicos;

d) Reabilitação dos pavimentos das zonas comuns;

e) Homogeneização da fenestração nas zonas confinantes com zonas húmidas;

f) Criação de acessibilidades

g) Libertação dos caminhos de evacuação e condicionamento dos espaços de acesso ao edifício

h) Aproveitamento das zonas das colunas de lixo para passagem de cablagem elétrica;

i) Substituição dos estendais, das antenas coletivas e dos guarda-corpos nas coberturas;

j) Criação de caixas de contadores ao longo das galerias de acesso (para transferir os contadores do interior para o exterior das habitações).

k) Ao nível das especialidades, dado o desgaste que apresentam, ir-se-á renovar as redes prediais (desde a rede pública até ao contador de cada habitação).