"O endividamento, relativo à habitação, das famílias residentes num Bairro Social, em Lisboa"
Concorreram ao Prémio IHRU 2011 nas variantes Construção e Reabilitação e Trabalhos de Produção Científica, as seguintes candidaturas:
1. Na variante Construção, foram registadas oito candidaturas, sendo quatro de Promoção Municipal e Regional, três de Promoção Cooperativa e uma de Promoção Privada.
2. Na variante Reabilitação, foram registadas trinta e oito candidaturas, sendo vinte e uma na vertente Reabilitação Isolada de Imóveis, cinco na vertente de Reabilitação ou Qualificação de Espaço Público e doze na vertente Reabilitação Integrada de Conjuntos Urbanos.
3. Na variante Trabalhos de Produção Científica, foram registadas trinta e uma candidaturas, dos quais oito são teses de doutoramento e vinte e três são teses de mestrado e trabalhos científicos
O Júri das variantes de Construção e Reabilitação, incluiu representantes das seguintes instituições: Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas, Ordem dos Arquitectos e Ordem dos Engenheiros.
O júri da variante Trabalhos de Produção Científica, foi constituído por representantes do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e pelas seguintes individualidades: Dr. Nuno Vitorino, Profª Teresa Valsassina Heitor, Profº Vitor Escária, Profº José Manuel Simões e Profª Isabel Guerra.